Será que a Bíblia ensina a reencarnação?
A resposta da Bíblia
Não, a Bíblia não ensina nada sobre reencarnação. Na verdade, a palavra “reencarnação” nem aparece na Bíblia. A reencarnação se baseia na crença de que a alma continua viva depois que a pessoa morre. Mas a Bíblia ensina que a alma se refere à pessoa como um todo e que a alma morre. (Gênesis 2:7, nota; Ezequiel 18:4) E, quando morre, a pessoa simplesmente deixa de existir. — Gênesis 3:19; Eclesiastes 9:5, 6.
Qual a diferença entre reencarnação e ressurreição?
O ensino da ressurreição, que está na Bíblia, não se baseia na crença de que a alma continua viva após a morte. Na ressurreição, as pessoas que já morreram voltarão a viver por meio do poder de Deus. (Mateus 22:23, 29; Atos 24:15) A Bíblia ensina que as pessoas que forem ressuscitadas vão voltar a viver quando a Terra se tornar um paraíso. E elas vão ter a esperança de nunca mais morrer. — 2 Pedro 3:13; Apocalipse 21:3, 4.
Mitos que levam as pessoas a acreditar que a Bíblia ensina a reencarnação
Mito: A Bíblia diz que o profeta Elias reencarnou como João Batista.
Fato: Deus predisse: “Eu lhes enviarei Elias, o profeta.” Jesus mostrou que João Batista cumpriu essa profecia. (Malaquias 4:5, 6; Mateus 11:13, 14) Mas isso não significa que Elias reencarnou como João Batista. O próprio João Batista disse que ele não era Elias. (João 1:21) Em vez disso, João fez obras como as que Elias fez. Por exemplo, assim como Elias, João pregou que as pessoas tinham que se arrepender. (1 Reis 18:36, 37; Mateus 3:1) João também mostrou que era “forte e poderoso como o profeta Elias”. — Lucas 1:13-17, Bíblia na Linguagem de Hoje.
Mito: Quando fala em “nascer de novo”, a Bíblia está falando na reencarnação.
Fato: A Bíblia mostra que nascer de novo é um novo nascimento, só que em sentido espiritual. E ele acontece enquanto a pessoa ainda está viva. (João 1:12, 13) O novo nascimento não é uma consequência de ações passadas da pessoa. Na verdade, ele é um presente de Deus, que dá à pessoa uma maravilhosa esperança para o futuro. — João 3:3; 1 Pedro 1:3, 4.
A crença na imortalidade da alma e na reencarnação começou na antiga Babilônia. Mais tarde, filósofos indianos criaram a doutrina do carma. De acordo com a Britannica Encyclopedia of World Religions (Enciclopédia Britânica das Religiões do Mundo), carma é “a lei de causa e efeito, que estabelece que o que a pessoa faz na vida atual afetará sua vida futura”. — Página 913.